Início » Uma Igreja Católica e Reformada

Uma Igreja Católica e Reformada

 

 

A Igreja Anglicana não é uma igreja “nova”, nascida há pouco tempo. Ao contrário, é uma das mais antigas famílias cristãs do mundo, ao lado das tradições romanas, protestantes e ortodoxas.  

  

As Igrejas Anglicanas são, ao mesmo tempo, católicas e reformadas, conservadoras e liberais, democráticas (governadas pelo clero e povo) e hierárquicas (dirigida por bispos). Essa ambigüidade causa confusão a muitas pessoas, e só é possível ser experimentada através do conceito de unidade na diversidade. 

 

As igrejas anglicanas são realmente muito diversas. Em alguns lugares é uma igreja antiga, rica e com grandes instituições. Em outros é uma igreja jovem, pobre e ainda buscando sua consolidação. Em cada país a Igreja é autônoma e independente, regendo-se por leis próprias, sem qualquer submissão a um controle central.Por outro lado, todas as Igrejas nacionais que compõem a Comunhão Anglicana Internacional mantêm íntimos laços de afeição e elementos comuns baseados em uma tradição compartilhada que gira em torno do Livro de Oração Comum e do princípio teológico da encarnação. As Igrejas Anglicanas identificam a Sé de Cantuária como seu símbolo de unidade e mantém relações de companheirismo na missão, proclamação e auxílio mútuo. Só é possível compreender a essência do anglicanismo a partir de uma contínua vivência existencial e espiritual com essa grande tradição cristã. 

A Tradição Católica

Nossa catolicidade sustenta-se no fato de mantermos a ininterrupta sucessão apostólica do ministério e da proclamação do Evangelho, preservamos as mesmas ordens ministeriais (bispos, presbíteros/padres e diáconos) do catolicismo primitivo, os sacramentos do Santo Batismo e Santa Eucaristia, a liturgia da missa, além de ordens monásticas ao redor do mundo.A Igreja da Inglaterra (Anglicana) desvinculou-se do controle da Igreja Católica Romana em 1534. Esse rompimento, porém, foi apenas com as estruturas romanas de governo e com a autoridade papal, e não com a tradição litúrgica e sacramental. Essa independência permitiu posteriormente que a Igreja Anglicana efetuasse uma profunda reforma litúrgica, pastoral e administrativa e se expandisse pelo mundo como Igreja legitimamente católica (porém, não-romana) e reformada. 

  

Para maiores informações, confira na outra página um breve resumo da história do anglicanismo 

 A influência protestante – Por outro lado, a Igreja Anglicana absorveu certas ênfases que considerou positivas dos movimentos reformadores do século XVI, principalmente a autonomia em relação a Roma (somos “católicos anglicanos” e não “católicos romanos”). 

 

Essa independência trouxe benefícios à Igreja Anglicana, tais como a não-obrigatoriedade do celibato para o clero (todos podem casar-se e constituir família), forte ênfase na pregação do Evangelho e um sadio equilíbrio em relação à memória dos santos e à utilização de ícones na liturgia e para a piedade pessoal.Um dos maiores avanços no século XX foi a ordenação feminina. Em muitos países (inclusive o Brasil), mulheres têm sua vocação plenamente reconhecidas, podendo ser ordenadas ao sagrado ministério como diáconas, presbíteras e bispas. 

 

As Igrejas Anglicanas mantêm firme compromisso com a defesa da dignidade humana. 

 

  

Entendemos e afirmamos que a verdadeira catolicidade está na inclusão! 

Em Campo Grande (MS), visite a Comunidade da Inclusão: 

Capela Externa do Cemitério Santo Antonio 

Av. da Consolação s/n 

entre a Rua 13 de Maio e a Av. Calógeras 

 (Todos os domingos – Eucaristia às 09:30; Louvor às 09:15

Sábados - Ação Social no Jardim Noroeste – 15 hs (primeiro sábado do mês) 

Oração, Louvor e Estudo Bíblico - 16 hs (terceiro sábado do mês) 

4as Feiras – Oração Matutina – das 08:00 às 08:30

4 Comentários »

  • Ir. Max Luz disse:

    gostaria de conhecer mais esse grande trabalho!!!

  • admin (author) disse:

    Prezado irmão,
    Sinta-se à vontade para nos fazer uma visita – por enquanto o local do culto é a Capela do Cemitério Santo Antonio, todo domingo às 09:30

  • gilco lima disse:

    admiro muito os irmãos anglicanos vossa maneira carinhosa de aclher em vossa comunidade os visitantes ,sou católico praticante ,mas assim faço comunhão com vocês a presença do Cristo esta no acolher ,na caridade e no abraço do irmão .paz e bem

  • admin (author) disse:

    Prezado Gilco,
    Obrigado por seu comentário. Você e todas as demais pessoa sempre serão bem-vindas.

Deixe o seu Comentário!

Deixe o seu comentário em baixo. Pode seguir os comentários através do RSS Feed.

Seja educado, não insulte e não faça offtopic. Obrigado.

Pode utilizar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie um em Gravatar.com.